sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Coleta Seletiva: Natal se mobiliza para melhorar manejo de resíduos

Por Warner Bento Filho, de Natal (RN)

As instituições parceiras do Programa Água Brasil e a Prefeitura de Natal assinaram acordo na manhã desta quarta-feira (21) para implementar ações na cidade. Pelo acordo, as instituições envolvidas vão estruturar plano de trabalho para melhorar a gestão de resíduos sólidos na capital do Rio Grande do Norte, que deve ser uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

O Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e a organização ambientalista WWF-Brasil. Em Natal, o Programa tem foco em Consumo Responsável e Reciclagem, apoiando os catadores de materiais recicláveis, a Prefeitura e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). Natal é uma das cinco cidades es colhidas para receber as ações do programa. As outras são Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC).

O acordo foi assinado durante realização de oficina participativa para construção de plano de trabalho de consumo responsável, coleta seletiva e reciclagem de Natal.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Natal, Severino Júnior, Natal é a primeira capital de estado a contratar organização de catadores para fazer a coleta seletiva com base na lei. Segundo Severino, entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 19 fazem a coleta seletiva em parceria com as organizações de catadores.

Atualmente, os catadores de materiais recicláveis de Natal comercializam cerca de 200 toneladas de materiais recicláveis ao mês. E a meta é chegar a 800 toneladas no período.

Comentário: Seria bom,que em nossa cidade a coleta seletiva também fosse implantada devido a sua importância para o meio-ambiente e para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário